(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

O furto e o roubo de carros e motos registraram crescimento durante a pandemia em Salvador

Após uma leve queda no início de 2020 em função das restrições à circulação, após o retorno das atividades, os furtos e roubos de veículos voltaram a apresentar significativa tendência de alta. Um dos destinos para esses veículos é o desmanche, que alimenta o comércio ilegal de peças usadas.

Dados da Secretaria de Segurança Púbica do Estado da Bahia, coletados entre janeiro e novembro de 2021, indicam que mais de 4 mil carros e motos foram furtados ou roubados na capital e RMS. No mesmo período 2.855 veículos foram recuperados, o que corresponde a 60% do número de furtados ou roubados e, 676 pessoas presas por furto, roubo e receptação.

As ações das Polícias Civil, Militar e Rodoviárias Estadual e Federal, realizando abordagens e checando documentação de veículos suspeitos, são em grande parte as responsáveis por esse patamar de recuperação

Ao ter um veículo roubado ou furtado, registre imediatamente um Boletim de Ocorrência e comunique às Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, isto aumentará as chances de recuperação mais rápida. Ao fazer postagens na Redes Sociais comentando o fato e solicitando informações para recuperação, nunca coloque o seu número de telefone, prefira informar o telefone da Delegacia Especializada. Este procedimento poderá evitar alarmes falsos e tentativas do golpe da recompensa.

Consulte periodicamente os portais da TRANSALVADOR ou da Delegacia de Furtos de Veículos http://www.ssp.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=7. Existe a possibilidade de o veículo ter sido guinchado, apreendido ou recuperado.

Ações preventivas podem ser adotadas para evitar ocorrências de roubo/furto. Escolha onde estacionar, quando chegar ou sair com o veículo, observe as imediações e não se demore no seu interior. Use o porta-malas, não deixe objetos à mostra sobre os bancos. Ao deixar o veículo, verifique se está trancado.

Não adquira peças usadas com desconhecidos ou estabelecimentos de reputação duvidosa, você poderá estar incentivando uma atividade ilegal. Faça um seguro.

Lembre-se sempre, essas atitudes podem proteger seu patrimônio.