(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

CNH muda a partir de quarta-feira em todo o país

A partir de 1º de junho os motoristas brasileiros terão um novo modelo de CNH, que será implementado seguindo a Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021.

O novo formato conta com a adoção de um moderno padrão de segurança para dificultar falsificações, como o uso de tinta especial fluorescente que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. A novidade traz também um código internacional, como nos passaportes, que permitirá acessar versões em inglês e francês do documento, o que facilitará o uso em outros países.

Além disso, a CNH inova em termo de informações. Terá tabela de categorias, com os veículos que o motorista pode conduzir, e um quadro de observações, para informar restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, por exemplo. No canto superior direito, a validade: identificado pela letra P para provisória (12 meses), ou Letra D para definitiva, válida por 3, 5 ou 10 anos de acordo com a faixa etária do condutor.

Por enquanto a substituição não será obrigatória. Por ora, as mudanças vão valer apenas para obtenção da primeira habilitação, cujos critérios continuam inalterados, na renovação, ou quando for necessário a emissão de uma segunda via do documento.

Com as mudanças, a nova CNH além de mais completa, está mais alinhada ao padrão internacional.