(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Você sabe o que são marcas de canalização?

Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos nas ruas, avenidas e estradas brasileiras se deve ao desrespeito à sinalização.

O Código Brasileiro de Trânsito define sinalização como “conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados nas vias públicas com o objetivo de garantir sua utilização adequada” é uma maneira de orientar e informar o que devemos ou não fazer quando estamos dirigindo.

A sinalização de trânsito é muito vasta e pode ser feita de diversas maneiras, mas são dois os principais tipos.

– A sinalização vertical, formada por placas fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista, que transmitem mensagens de perfil permanente. É classificada em três grupos, de acordo com sua função: Regulamentação, Advertência e Indicação.

– O outro tipo, a sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência, orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento.

Os condutores muitas vezes estão atentos às placas, mas descuidam-se quando se trata de sinalização horizontal como faixas e marcações no asfalto, a exemplo das marcas de canalização, alvo frequente dessa desatenção.

As marcas de canalização, também conhecidas como “faixa zebrada”, são aquelas faixas pintadas no asfalto indicando uma bifurcação ou um retorno, por exemplo. São usadas como forma de complementar as demais sinalizações existentes nas vias e podem ser brancas ou amarelas.

Quando amarelas, as faixas têm o intuito de sinalizar fluxos em sentidos opostos e demarcar obstáculos. Se apresentadas na cor branca, servem para regular trânsito no mesmo sentido e proteger áreas de estacionamento. Elas também podem formar ilhas de proteção de canteiros e ordenar movimento na presença de alças e desvios. Essas, as mais desrespeitadas.

Há três infrações previstas no CTB para quem utilizar essas áreas. O Art. 181 no inciso VIII prevê as infrações que envolvem estacionar o veículo sobre marca de canalização. Parar o veículo sobre essas marcas também é uma infração, está prevista no inciso VI do Art. 182. A terceira infração relacionada ao uso inadequado de marcas de canalização está no Art. 193 do Código.

Segundo esse artigo, transitar com o veículo sobre marcas de canalização é uma infração gravíssima, sobre a qual incidem sete pontos na CNH e uma multa bem alta, com fator multiplicador três, cujo valor final é R$ 880,41. Isto, quase todo mundo faz.

Dirigir não é movimentar o veículo. Dirigir é conhecer e respeitar a sinalização.