(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Carros clonados

Se você recebeu multas que não são suas, em locais e horários em que não estava, duas situações podem ter ocorrido:

1 – Se não é uma autuação por sistema eletrônico, pode ter havido o erro no lançamento ou uma falha de digitação (isto não acontece mais de uma vez), neste caso, solicite ao órgão autuador uma cópia do AIT e faça a conferência. Constatado o erro, entre com a defesa e solicite a anulação.

2 – No caso de autuação por sistema eletrônico, radares e fotossensores, seu carro pode ter sido vítima de clonagem.

Clonagem é uma modalidade de crime que consiste em alterar a identificação de um veículo com os dados de outro, da mesma cor e modelo, que passa a portar a mesma placa, número de chassis, número de motor e documento aparentemente legal, que facilita a circulação.

Havendo suspeita de clonagem, procure provas de que no dia e horários aproximados do fato, seu carro estaria em outro local. Junte recibos de estacionamento, de pedágio, vídeos de câmeras de segurança, redes sociais ou o que conseguir. Procure identificar e assinalar diferenças entre o seu carro e o das fotos do AIT. Registre um boletim de clonagem na delegacia, isto servirá para que o clone seja identificado, pois a informação de suspeita ficará informada no sistema e é a salvaguarda da vítima caso a placa tenha sido usada em crimes.

Ande com a documentação comprobatória. Boletins, fotos, multas, recibo de compra e pagamento de impostos. Em caso de fiscalização esta documentação será exigida e a não apresentação causará a apreensão do veículo para perícia.

Faça um registro de clonagem no DETRAN do seu estado, solicite a troca da placa e a anulação das multas e pontos na Carteira de Habitação.

Ao comprar um veículo de particulares, evite ofertas tentadoras, desconfie de valores abaixo de mercado, ou pagamento para outra pessoa que não o proprietário em nome de quem o carro está registrado. Consulte seu despachante de confiança, solicite uma Vistoria Cautelar em empresa idônea e dê preferência a revendas conceituadas. É uma garantia de que em caso de problemas você será assistido na solução.