(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Vias de trânsito. Classificação e velocidades

Mesmo quando não sinalizada, a velocidade nas vias está prevista no Código de Trânsito e é determinada de acordo com a sua classificação.

A velocidade máxima de circulação dos veículos é determinada a partir de estudos do órgão de trânsito com circunscrição sobre a via e varia de acordo com os resultados. Na análise é levada em conta as características técnicas da via, as condições e o volume do tráfego, a quantidade de pedestres ou veículos lentos que nela circulam o tipo de pavimento e se a pista é simples ou dupla.

Inicialmente assão  vias classificadas como Urbanas e Rurais.

– Urbanas, quando ladeadas na sua extensão por imóveis e edificações.

  • Via de trânsito rápido: sem interseções nem semáforos
  • Via arterial: dá acesso às vias secundárias
  • Via coletora: coleta e distribui o trânsito
  • Via local: destinada apenas ao acesso local

– Rurais, que são as rodovias, quando pavimentadas em asfalto ou outras coberturas e estradas, quando não.

O condutor deve se orientar sobre os limites de velocidade da via, através das placas de sinalização. No trecho sinalizado, o limite vale desde onde a placa estiver instalada, até onde houver outra placa que o modifique.

Porém, existem situações onde não há sinalização. Para este caso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece os seguintes limites:

  • Nas vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.
  • Nas rodovias (que são as vias rurais asfaltadas): 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; 90/km/h para ônibus e micro-ônibus e 80 km/h para os demais veículos.
  • Nas estradas (que são vias rurais não asfaltadas): 60 km/h para todos os veículos.