(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Novas regras para tirar CNH começaram a valer dia 16 e podem prejudicar aprendizado.

O fim da obrigatoriedade do simulador de direção, a redução em 20% da carga horária mínima para a categoria mais comum, a B (automóveis) e a diminuição de 80% na carga horária das aulas noturnas são as principais alterações que entraram em vigor esta semana, para quem vai tirar a Carteira de Habilitação.

As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União em Julho e buscam diminuir o preço do processo para conseguir a CNH, uma das principais queixas dos alunos. A mudança faz parte de uma determinação do governo Federal e também altera o processo para obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) até 50cc.

A medida autoriza a realização das provas para obtenção da ACC sem fazer as aulas teóricas e práticas até Setembro de 2020, quando a exigência retornará. Por enquanto, as aulas práticas só serão exigidas em caso reprovação do candidato. Também está liberado o uso do próprio capacete e do próprio ciclomotor que não poderá ter mais de cinco anos de uso.

Alguns especialistas temem que o afrouxamento das regras possa prejudicar o aprendizado e aumentar a insegurança no trânsito.