(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Carro de leilão é um bom negócio?

Comprar carros em leilão pode parecer uma boa alternativa para quem não quer gastar. Eles podem chegar a custar entre 30% a 50% a menos da tabela FIPE em relação aos veículos que saem direto de uma revenda. Outra vantagem é que os veículos arrematados já vêm livres de ônus com IPVA, multas, licenciamentos etc.

Os carros vão a leilão por motivos diversos:

  • Por inadimplência no financiamento, quando as instituições Financeiras apreendem através da justiça os veículos financiados cujos proprietários deixaram de honrar as parcelas acertadas no contrato entre as partes.
  • Por apreensão pelos órgãos de fiscalização de trânsito quando num prazo determinado não são reclamados pelos seus proprietários.
  • Quando objeto de furto e recuperados pelas seguradoras, ou os “salvados” que são veículos sinistrados.

Quem se dispõe a adquirir um carro no leilão precisa saber que isto tem suas vantagens, como o preço, por exemplo, mas existem desvantagens; o pagamento unicamente a vista é uma delas. Também é preciso tomar alguns cuidados na escolha, para a economia não se transformar numa dor de cabeça.

Primeiro verifique se o leilão é regularizado e se há registro em um edital público. Compare os preços ofertados, com os preços do mercado e leve com você alguém de sua confiança para ajudá-lo a analisar as ofertas quando os lotes forem liberados para avaliação. Só vale a pena comprar carros de leilão caso ele esteja em um bom estado, para não gastar o que economizou, em consertos mecânicos. Contenha a empolgação, ou no final acabará oferecendo um valor maior do que o carro vale e tendo prejuízo na compra.

Outro ponto que merece ser considerado quando da decisão de adquirir um carro de leilão diz respeito ao seguro. Geralmente as companhias não aceitam garantir cobertura para esses veículos, nos mesmos moldes que são oferecidos para os demais. Isto é um problema para o terceiro que compra sem conhecer a procedência.

Os veículos de leilão têm uma avaliação diferenciada por parte das seguradoras, eles são adquiridos por valores bem inferiores à Tabela FIPE e identificada essa origem, têm o seu valor indenizável reduzido na contratação da apólice.  O seguro não é um meio de enriquecimento, sua finalidade é reestabelecer o equilíbrio econômico. Não de proporcionar lucro ao segurado.