(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Dirigir Ameaçando os Pedestres ou Demais Motoristas, causa suspensão da CNH.

A faixa de pedestre é o espaço situado na rua para que os pedestres possam atravessar sem risco de acidentes. Elas podem estar combinadas com semáforos ou não, mas em ambos os casos é importante saber que o pedestre sempre terá prioridade para atravessar por esta área. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada é uma Infração grave, cuja penalidade é multa, de acordo com o artigo 214, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro.

O que muitos esquecem, ou não sabem é que pisar no acelerador, fazendo barulho de forma intencional, com o veículo parado no semáforo ameaçando arrancar, ou mudar o rumo do veículo para assustar o pedestre ou apressar a sua travessia, mesmo que não haja sinalização a ele destinada é uma outra infração que além da multa e pontos, causa a suspensão do direito de dirigir.

Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;

Medida administrativa – retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação

Ameaçar o condutor de outro veículo, seja acelerando na traseira simulando uma arrancada para apressar sua saída num semáforo, ameaçar abalroá-lo ou tomar a sua frente em atitude de revide, também são situações puníveis com base no mesmo artigo do CTB.

Dirigir ameaçando os pedestres ou demais motoristas, é uma infração que não necessita de autuação em flagrante é possível ser multado sem a abordagem, basta que o agente de trânsito anote a placa, os dados do veículo e lavre o auto de infração.

Mesmo que os pedestres ou outros motoristas não tenham condutas corretas, isto não exime a culpa do condutor, pois o erro não justifica a ameaça.