(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Comportamento no trânsito.

Trânsito é o volume de circulação dos diversos tipos de veículos nas diferentes vias de circulação.

No Brasil existem mais de 65 milhões de carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, em efetiva utilização, disputando diariamente espaço no trânsito. Só em 2019 foram emplacados mais 2,78 milhões dos mais diversos tipos, em todo o país.

Com todo esse volume, torna-se imprescindível a existência de regras que disciplinem e ordenem essa convivência nem sempre tranquila. Para isto existe o Código de Trânsito, que é um conjunto de regras criadas com a finalidade de ordenar o comportamento dos usuários no trânsito.

A rua é um espaço social onde é necessário respeitar regras. Além disto, é também fundamental respeitar os princípios básicos das relações humanas como a dignidade das pessoas, a igualdade de direitos, a participação e corresponsabilidade social e a solidariedade. Dirigir nas grandes cidades pode ser cansativo e estressante e nesse cenário, muitos motoristas acabam sendo negligentes e imprudentes, cometendo infrações, colocando a vida de diversas pessoas em risco.

Não respeitar limites de velocidade, realizar conversões proibidas, utilizar telefone celular ao volante ou dirigir sob efeito de álcool, são apenas algumas atitudes irresponsáveis, que todos os dias colocam em risco a vida de muita gente. O comportamento de motoristas e pedestres é fundamental para que isso não ocorra, muitos acidentes acontecem porque pessoas fazem escolhas erradas, dirigindo ou agindo de forma imprudente. Estudos indicam que o fator humano é responsável por 90% dos acidentes no trânsito.

Respeitar a sinalização e os limites de velocidade, dar passagem, não obstruir cruzamentos, usar sempre o cinto de segurança, não parar em vagas preferenciais ou em fila dupla, atravessar na faixa de pedestres e sempre caminhar sobre a calçada, são algumas atitudes positivas que contribuem para a fluidez e segurança no trânsito e deve ser o comportamento correto a ser adotado por motoristas e pedestres conscientes. A mudança de comportamento é um processo a ser trabalhado a longo prazo através de campanhas educativas, para enraizar na população uma cultura de cuidado, consigo mesmo e com o outro. Promover um trânsito mais seguro é dever de todos.