(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Trânsito – Os faróis no entardecer

No inverno os dias ficam mais curtos, o sol se põe mais cedo e a luminosidade natural diminui nos finais de tarde, dificultando a visualização dos veículos no trânsito. Seja nas estradas ou na cidade, a falta de visibilidade pode causar acidentes inclusive fatais.

No do CTB, no Capítulo III – DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA, consta no Art. 40, que o uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

 I – O condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:

  1. a) à noite;
  2. b) mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração;

Deixar de manter acesa a luz baixa durante a noite nas vias urbanas, quando o veículo estiver em movimento é uma infração de trânsito que independe da abordagem para a autuação, de acordo com o Art. 250 e pode render uma multa de R$ 130,16, mais 4 pontos no prontuário da CNH para o condutor.

No inverno, a noite chega mais cedo. Uma pesquisa realizada nos primeiros meses de 2018 pelo Seguro DPVAT, apontou que 23% das indenizações do seguro foram para acidentes ocorridos ao anoitecer – entre 17h e 20h, tendo a falta de iluminação entre as principais causas. Dirigir na penumbra, quando a incidência de luz é baixa, requer atenção do condutor e a adoção de cuidados que vão da utilização dos faróis à redução da velocidade, não só pela questão da multa, mas principalmente pela segurança. Os faróis acesos tornam o veículo visível para outros motoristas e para os pedestres, diminuindo a chance de acidentes.