(71) 9 9936-0226

(71) 9 9138-2288

(71) 9 9138-2288

contato@sinalbahia.com.br

Acesso Credenciado

Notícias

Dia mundial sem carro

Hoje é comemorado em vários países, o Dia Mundial sem Carro. No Brasil várias ações estão programadas para comemorar a data e conscientizar as pessoas sobre o uso responsável.

Nas últimas décadas houve um aumento considerável na utilização de automóveis para deslocamento principalmente nas cidades. O carro tornou-se parte integrante da vida das pessoas e para muitos, é difícil pensar a vida sem ele.

Se por um lado o automóvel proporciona conforto e facilita a mobilidade, por outro acarreta problemas. O excesso de carros nas cidades aumenta os congestionamentos e o nível da poluição atmosférica, causando danos ao meio ambiente.

O deslocamento a pé e o uso de transportes sustentáveis, como bicicletas e patinetes, foi reforçado no mundo desde o ano passado em consequência da pandemia de covid-19. Mas no cotidiano brasileiro, o uso da bicicleta no lugar do carro não depende exclusivamente de uma escolha pessoal. Para diminuir a presença de automóveis nas ruas, principalmente nas áreas centrais, onde o fluxo de veículos é bastante acentuado é necessária a criação de políticas que incentivem essa mudança, como a construção de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários públicos.

O principal objetivo do Dia Mundial Sem Carro é o combate à individualidade. Assim, nesse 22 de setembro deixe o carro em casa, vá a pé, de bike, de carona, de transporte coletivo e apenas utilize o seu automóvel em caso de real necessidade. Dessa forma você estará contribuindo para uma sociedade melhor nos aspectos social, cultural, político e econômico e para diminuição do nível de estresse no trânsito.